quarta-feira, 21 de abril de 2010

Benefícios do Yoga (são infinitos)


Os benefícios do Yoga são inúmeros. Poderia ficar listando e não teria fim. Vamos tomar como exemplo uma simples prática. Depois de uma aula de Yoga você tem uma sensação de bem estar, se sente menos estressado, mais tranquilo e equilibrado. O seu efeito é imediato.

Quando realizamos as posturas (asanas) exercitamos cada parte do corpo, alongando, tonificando e fortalecendo os músculos, as juntas, a coluna e os ossos. As posturas atuam também nos orgãos internos, massageando-os, melhorando a sua circulação. As posturas promovem maior oxigenação e circulação de sangue por todo o corpo, eliminando as toxinas do organismo. Há um equilíbrio do funcionamento de todo o corpo e consequentemente uma melhora do estado geral de saúde.

Não posso falar dos benefícios do Yoga sem mencionar a importância da respiração. Ela é essencial durante toda a prática. A respiração consciente está presente durante a permanência no asana e na transição para a postura seguinte. É a respiração que nos faz manter a atenção na nossa prática. Além disso, os exercícios respiratórios (pranayama) revitalizam o corpo e nos ajudam a ter mais controle sobre a mente. Quando respiramos de uma maneira consciente ficamos mais calmos e tranquilos. A respiração do Yoga equilibra o corpo e a mente.

Através da prática de asanas e pranayama relaxamos as tensões físicas e mentais, harmonizamos as fontes de energia do corpo, nos preparando para a meditação.

Os benefícios da prática da meditação tem sido comprovadas cientificamente. As pessoas que meditam tem maior capacidade de concentração, mais clareza mental, criatividade, mais imunidade, menos ansiedade e depressão, mais estabilidade emocional. A meditação ainda promove o rejuvenescimento.

Os benefícios da prática do Yoga vão se incorporando no seu dia a dia, melhorando a qualidade da sua vida. Nos tornamos mais conscientes e equilibrados de uma maneira geral. Dormimos melhor. Começamos a dar mais atenção para a nossa alimentação, comendo alimentos mais saudáveis, nutritivos e de uma maneira moderada. Fica mais fácil o controle do peso. Por estarmos mais estáveis emocionalmente há uma melhora no relacionamento com as pessoas a nossa volta. Nos tornamos mais tolerantes e amorosos.

Aplicando os princípios éticos da filosofia do Yoga, como a não violência, a verdade, o contentamento e muitos outros, na nossa prática e na vida (vou falar muito deles nas próximas postagens), vamos nos transformando em seres humanos melhores, mais integrados, felizes e em paz.

3 comentários:

MarLei Caroli disse...

Sylvie, gostei muito! Parabéns, good job, agora vamos sabendo mais e vivendo mais perto (longe). Saudades, bjs

Fernanda R. Lima disse...

Adorei tudo querida! Tá lindo!
Beijos

katuchita katu disse...

Maravilha!! Adorei!! hj fiz uma série ao sol maravilhosa e estou me sentindo renovada!! Muito obrigada pelo estímulo!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...