sexta-feira, 30 de abril de 2010

Relaxamento total. Savasana.

Depois de um dia "daqueles", onde não foi possível parar nem por um minuto, você correu contra o tempo o dia inteiro, com a cabeça a mil por hora, o que você mais quer é chegar em casa.

Nada como tomar um banho e se dar um tempo para não fazer absolutamente nada. A melhor coisa neste momento é fazer um relaxamento. Relaxar o corpo e a mente.

Procure um lugar tranquilo na sua casa. Se você tiver um jardim, deite-se na grama, ou na sua cama, ou naturalmente no seu tapete de prática. O importante é ninguém te solicitar para nada. Não se esqueça de desligar o celular.

O asana para se fazer um relaxamento total é o Savasana. Esta é uma postura totalmente neutra. Nesta postura você se deita de costas, pernas estendidas, pés afastados na largura do seu quadril e soltos lateralmente. Os braços permanecem ao longo do corpo com as palmas das mãos viradas para cima. A cabeça bem acomodada e pescoço alongado. Uma posição estável e totalmente confortável. Se quiser, você pode fazer alguns ajustes, como colocar almofadas em baixo do joelho. Há um acessório de Yoga, bolster, que é uma almofada em formato de rolo, que pode ser usado também. Se você não fica confortável apoiando a cabeça diretamente no chão, utilize uma almofada para melhor alinhamento da coluna. Uma outra sugestão, é colocar uma venda sobre os olhos, para diminuir a luminosidade e proporcionar aquietamento. Outra sugestão ainda, é usar um difusor de aromas com óleo essencial de lavanda, ou aplicá-lo diretamente nas têmporas. A essência de lavanda é indicada para alívio do estresse. Uma música bem tranquila e suave, como mantras ou clássica, também contribui para o relaxamento.

Depois de se acomodar bem, é hora de relaxar. Vá se desconectando do seu dia de hoje, e dos seus compromissos para o dia seguinte, permita-se estar no momento presente.

Começe relaxando mentalmente cada parte do corpo. Primeiro os pés. Solte os dedos dos pés, dorso, sola e sinta os seus pés bem soltos, pesados e relaxados. Descontraia a panturrilha, joelhos, coxas, sentindo que as pernas vão ficando bem pesadas e naturalmente relaxadas. Solte o quadril, abdômem e o tórax. Expanda o seu tórax e relaxe o pescoço e os ombros, sentindo que os ombros se aproximam mais do chão. Estenda o relaxamento para os braços, mãos e dedos. Agora, vá relaxando bem a coluna. Coloque a sua atenção no coccix e vá soltando vértebra por vértebra, percorrendo a região lombar, dorsal, até a cervical. Sinta as costas bem soltas, pesadas e cada vez mais relaxadas. Agora solte a cabeça, sinta-a bem pesada no chão. Relaxe a musculatura do rosto. Solte bem a testa, entre as sobrancelhas e a musculatura dos olhos, sinta que os olhos se fecham pelo relaxamento das pálpebras. Solte também as mandíbulas, boca e a língua. Vá suavizando cada vez mais a expressão do seu rosto. Sinta todo o seu corpo bem solto pesado e relaxado. Mantenha a sua respiração suave e fluida. Perceba que a respiração vai se tornando cada vez mais tranquila. Sinta que a energia flui por todo o seu corpo. Deixe que esta sensação de tranquilidade e paz tome conta de você. Permaneça na posição por 10 minutos.

Savasana é uma posição que leva`a imobilidade. Essa imobilidade não tem por objetivo conduzir `a meditação, mas proporcionar um relaxamento profundo. Savasana exige uma entrega total. Savasana contribui imensamente para diminuir o estresse do dia a dia. É uma das posições mais importantes e desafiadoras do Yoga. Não existe uma prática de asanas que não finalize em Savasana. Ela é essencial e obrigatória.

Quando sair da posição, faça o retorno lento, algumas respirações profundas e volte a dar movimento ao seu corpo começando pelas extremidades, movendo os pés e as mãos. Espreguice-se prazerosamente. Antes de levantar, deite-se de lado, por alguns instantes. Sente-se, remova a venda e abra os olhos. Você se sentirá naturalmente tranquilo. Ao jantar, coma algo saudável e leve, como uma sopa de verduras.

Boa noite de sono!

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