sábado, 24 de abril de 2010

Saúde Plena


Passamos a vida acreditando que o conceito de saúde plena é limitado a estar livre de alguma doença. Eu também pensava assim, mas isso não é tudo. Quando estamos com algum problema em alguma área da nossa vida, a nossa saúde é automaticamente afetada. Se estamos enfrentando algum problema crônico no trabalho ou emocional, ou até se estamos fazendo atividade física a mais do que o nosso corpo permite achando que é bom, já não estamos totalmente saudáveis.

Isso tudo gera um desgaste enorme na mente e no corpo. Você se sente muito mais cansado do que deveria, já acorda exausto, com dores no corpo e sem disposição para enfrentar o seu dia. Esse estado desequilibra o funcionamento de todo o corpo, e uma doença pode se instaurar.

Saúde plena é outra coisa. É quando todas as partes do corpo estão num estado de equilíbrio. Saúde plena é o perfeito equilíbrio do corpo e da mente, é um estado de felicidade permanente.

O Yoga auxilia muito na volta do equilíbrio. Com a sua prática, o corpo vai se revitalizando e os sistemas respiratório, circulatório, nervoso, hormonal, digestivo vão entrando em harmonia. Você vai aprendendo a relaxar as tensões, se aquietar, ter mais clareza mental e mais discernimento nas situações difíceis da vida.

Esse equilíbrio do corpo e mente nos traz uma sensação de bem estar, lucidez e paz. É o que mais precisamos hoje em dia. Isso é saúde plena.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...