quinta-feira, 6 de maio de 2010

Yoga é Saúde.


A saúde do corpo é algo que se constrõe. É preciso nutrir o corpo, não ingerindo pílulas e remédios que se propõem vender saúde, mas com alimentos naturais, verdadeiramente nutritivos. A alimentação deve ser saudável todos os dias. Alimentação saudável não é algo que você faz alguns dias da semana, deve fazer parte da sua rotina, da sua vida. É assim que adquirimos saúde e nos previnimos contra as doenças.


Exercitar o corpo também é fundamental para manter a saúde. A prática dos asanas, que são as posturas do Yoga, é uma forma inteligente de se adquirir saúde, além da sua ação preventiva contra doenças.

De uma maneira geral, os asanas tonificam e promovem maior circulação sanguínea por todo o corpo. Revitalizam todos os sistemas, fortalecem os músculos, ossos, articulações, deixam o corpo forte, alongado e flexível.

Os movimentos básicos dos asanas são os alongamentos, movimentos da coluna em todas as direções (para frente, para trás, para os lados e torções) e posturas invertidas.

Efeitos Terapêuticos:
As posturas de flexão, curvar-se para frente, estimulam a digestão, aumentam a flexibilidade da coluna dorsal e acalmam o organismo. As posturas de extensão, curvar-se para trás, promovem maior mobilidade e flexibilidade da coluna, alongam e expandem a região toráxica, além de serem revigorantes. As posições de torção ajudam na digestão, na eliminação e tonificam a coluna vertebral, enquanto que as posturas invertidas estimulam o sistema endócrino e melhoram a circulação.

Com a prática dos asanas ganhamos saúde, mantemos a forma, adquirimos um corpo firme e flexível, mas isto é apenas um bom ponto de partida.

O verdadeiro objetivo dos asanas, é ter um corpo forte e sadio para que você possa ir em direção a sua jornada espiritual. Sem saúde do corpo físico é difícil caminhar em direção a libertação, objetivo final do Yoga. O Hatha Yoga enxerga o corpo como um templo, ele é divino e por isso deve ser tratado como tal!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...