sexta-feira, 21 de maio de 2010

Harmonia e Integração

Ixtapa, México

Quando lemos sobre Yoga sempre nos deparamos com os termos, harmonia e integração. O que exatamente quer-se dizer com isso na vida prática? São palavras sinônimas de Yoga. Estar num estado de harmonia e integração, ou na linguagem do Yoga, estado de Samadhy, parece que é algo intangível, só para grandes gurus. Ainda mais para nós, "seres normais" que temos uma vida atribulada e cheia de compromissos. Mas na verdade não é tão difícil assim, basta realmente querer ir ao encontro de momentos de paz. A prática do Yoga nos abre um caminho possível para usufruirmos de pequenos "Samadhys" na nossa vida.

Um bom momento para se dar conta disso, é contemplar um lindo entardecer na praia. É uma experiência que nunca esqueceremos. É sempre única e especial.

Momento que podemos observar o mundo a nossa volta e perceber que estamos inseridos, que fazemos parte deste cenário de pura beleza. Sentimos a areia da praia que se amolda confortavelmente no corpo, tornando a posição estável. É o elemento terra que nos acolhe. `A frente, uma imensidão azul, a presença do elemento água , que nas ondas se movimenta com fluidez. O pôr do sol, intenso e grandioso, nas nuances das cores amarelo, laranja e vermelho, que se mesclam. É a energia do elemento fogo que se espalha no céu. O ar é fresco, suave, da brisa que vem do oceano.

Explore este momento através dos seus sentidos. Observe, contemple. Respire e traga para dentro de você, prana, energia vital que está no ar. Sinta o cheiro do mar. Ouça os sons a sua volta. Barulho do mar e dos pássaros. Esteja completamente presente e usufrua deste momento de paz. Isto é harmonia, integração, Samadhy. Isto é Yoga.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...