terça-feira, 22 de junho de 2010

Sauca. Limpeza


A prática do Yoga nos conduz a um processo de purificação. Sauca é o princípio de pureza e limpeza por dentro e por fora do corpo. Sauca é o primeiro Nyama, princípios éticos preconizados por Patanjali.

A prática dos asanas (posturas) purifica o corpo por dentro, o sangue, as células, os orgãos e nossos condutos energéticos. Quando realizamos os asanas devemos ter sempre em mente a intenção de purificar o corpo.

Quando começamos a observar melhor o corpo, começamos também a selecionar mais o que ingerimos. Comidas que sabemos que não são saudáveis e que nos fazem mal, naturalmente começam a ser descartadas. O próprio corpo quer ser nutrido por alimentos naturais que promovam uma purificação interna. Excesso de comida também polui o corpo.

O sentido de limpeza se estende também para o corpo exterior, como manter o corpo limpo, com banhos diários.

Despoluir a mente é também parte do processo de purificação. Pensamentos negativos e violentos são altamente poluentes. O ideal é receber estímulos do mundo exterior, através dos nossos sentidos, que sejam puros. Respirar ar puro, ouvir sons suaves como os da natureza, comer alimentos orgânicos.

Quando coloco isso, não quero ser utópica pois vivemos num centro urbano que nos bombardeia de informações e de poluição. O que acredito e coloco em prática na minha vida, é selecionar este excesso de estímulos do mundo exterior. Evito receber notícias de desgraças o tempo todo pela TV. Prefiro assistir filmes que não tenham violência. Procuro estar em ambientes calmos e tranquilos. Quando posso, me aproximo da natureza para me conectar com a sua pureza. A natureza é essencialmente pura.

Sauca é cultivar sentimentos puros e genuínos.

Namastê !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...