quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tadasana. Postura da Montanha


Tada quer dizer montanha e asana, postura. Tadasana é a postura da montanha. Nesta posição você deve permanecer firme e ereto como uma montanha. A montanha nos transmite solidez e é o que devemos ter em mente quando realizamos Tadasana.

Tadasana corrige a postura, melhorando o alinhamento do corpo. Tadasana é a posição mestra para todas as outras posturas.

Para construir a posição, inicie colocando os pés unidos no chão. Eleve os artelhos, afaste os dedos e recoloque-os no chão. As solas dos pés devem apoiar o chão de uma maneira uniforme. Coloque atenção em quatro pontos da sola dos pés: bola do dedão, bola do dedinho, calcanhar interno e calcanhar externo. Una os dedões e deixe os calcanhares ligeiramente afastados. Sinta o contato dos pés no chão para receber a energia que vem da terra.

Traga essa energia para seus joelhos, contraindo as patelas e a musculatura das coxas, e concentre a energia na região do assoalho pélvico, acionando Mula Bandha (contração dos esfícteres). Coloque o cóccix ligeiramente para baixo dando suporte para a sua coluna e naturalmente alongando-a.

Traga a energia do assoalho pélvico e concentre-a no seu abdome, ativando Uddiyana Bandha (contração do abdome para dentro e para cima). Continue subindo a energia e traga-a para o centro do seu peito na altura do coração. Suba o seu externo e abra o peito. Gire os seus ombros para trás e para baixo. Procure aproximar as escápulas da coluna. Deixe os braços estendidos dos lados do corpo, com os dedos das mãos apontando para baixo.

Mantenha a cabeça alinhada com a coluna, como um bastão. Deixe o queixo paralelo ao chão. Alongue o pescoço sem tencionar seus músculos. A energia da terra percorre todo o corpo até o topo da cabeça.

Suavize a expressão do rosto e respire naturalmente durante todo este processo. Procure deixar o corpo firme e imóvel, sem ondulações. Permaneça na posição mantendo todas estas ações por alguns instantes. Observe o corpo em Tadasana. Relaxe.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...