quinta-feira, 8 de julho de 2010

Svadhyaya. Auto-observação


Svadhyaya é o quarto Nyama. Svadhyaya é praticar a auto-observação, o auto estudo. É estar observando o seu corpo, a sua respiração, a sua mente, as sensações, os sentimentos, 24 horas por dia. Esta é a maneira de chegar mais perto de você mesmo e se conhecer.

Para conhecer alguma coisa é preciso observar, Svadhyaya, é explorar a si mesmo. Conhecer a si mesmo é um processo que não envolve julgamento ou críticas, apenas a auto-observação.

O auto-estudo, Svadhyaya, tem início na leitura dos textos de Yoga, onde buscamos refletir sobre seus ensinamentos, e vê-los se manifestarem nas nossas vidas.

Quando praticamos os asanas, a auto-observação é o que nos leva ao ajuste da postura para que a posição se torne estável e confortável. A observação da respiração é fundamental, não só na execução dos asanas (posturas) como nos exercícios respiratórios (pranayama), no relaxamento e na meditação.

A auto-observação nos conduz a estados de concentração (dharana) e de meditação (dhyana).

O que é mais interessante em praticar Svadhyaya, é que conseguimos nos manter no momento presente. Se estamos nos auto-observando sempre, estamos no "right now", no aqui e no agora.

O auto-estudo, a auto-observação ou auto-análise, nos faz caminhar rumo ao auto-conhecimento. Através do auto-conhecimento podemos evoluir como seres humanos e nos transformar em seres melhores, menos egoistas e mais conscientes.

Namastê!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...