sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dhyana. Meditação

Imagem Catherine Ferraz

Dhyana, meditação, é o sétimo dos oito estágios do Yoga preconizados por Patanjali nos seus Yoga Sutras.

Patanjali define Yoga no seu primeiro sutra quando afirma "Yogás citta vrtti nirodhah", Yoga é a paralização das flutuações da mente. Ou seja, Yoga é meditação.

Para meditar é essencial aquietar a mente. Meditar é entrar num estado de tranquilidade, de calma absoluta. É entrar em contato com a sua verdadeira natureza, que na sua essência, é a consciência, que é alegria e paz.

O grande obstáculo para acessar a consciência é o nosso ego. A meditação só acontece quando o ego é neutralizado. O ego é constantemente alimentado pelo fluxo incessante de pensamentos e emoções que nos remete sempre ao passado ou ao futuro e nos distancia do nosso verdadeiro eu, do atmã, a essência divina.

Estou lendo o livro " Um novo mundo. O despertar de uma nova consciência." do Eckart Tolle e destaco alguns trechos em que ele aborda com muita clareza o comportamento do ego: "Quando vivemos por meio do eu construído pela mente, que se constitui de pensamentos e emoções do ego, a base da nossa identidade é precária porque os pensamentos e as emoções são, por sua própria natureza, efêmeras, instáveis." um pouco mais a frente ele coloca: " Tudo de que precisamos para nos livrar do ego é estarmos conscientes dele, uma vez que ele e a consciência são incompatíveis. A consciência é o poder oculto dentro do momento presente."

Yoga é uma escada que vamos subindo para no final alcançar Samadhy, que é plenitude, paz. Chega-se lá a medida que se avança pelos outros estágios da prática. Samadhy é o fruto da meditação. Os primeiros degraus são os preceitos éticos, Yamas e Nyamas, Asanas, Pranayama, Prathyarara, Dharana, Dhyana.

Para ilustrar este texto escolhi o trabalho da fotógrafa Catherine Ferraz, grande amiga e aluna querida. Quando vi esta imagem em uma exposição, logo associei aos degraus que subimos para alcançar o objetivo final do Yoga, o infinito. Isto é Yoga.

Namastê.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...