segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sequência revigorante.

Esta é uma sequência revigorante, simples, fácil de memorizar que alonga e fortalece a coluna, pernas, ombros e braços, com uma atenção maior para a torção. Promove a abertura do peito estimulando a energia do coração. Estimula e massageia também os orgãos abdominais, melhorando a digestão e a eliminação. Desenvolve o equilíbrio. Vamos lá!

Balasana

Inicia-se em Balasana, postura da criança. Nesta posição procure estender os braços para frente naturalmente alongando as laterais do corpo. Apoie as mãos bem espalmadas firmes no chão. A distância entre mãos é a mesma dos ombros. Apoie os glúteos nos calcanhares, relaxaxando a cabeça e a musculatura do rosto. Deixe a respiração fluir no ritmo natural. Observe o corpo na posição.

Biladasana

Eleve os quadris e entre na postura do gato, Biladasana. Nesta posição alinhe-se mantendo a distância entre os joelhos a mesma do quadril, e a distância das mãos a mesma dos ombros. Mantenha uma linha reta entre quadril e joelhos, ombros e punhos. Olhe para baixo mantendo a coluna paralela ao chão.

Biladasana

Movimente a coluna para baixo, abrindo o peito e subindo a cabeça na inspiração...

Biladasana

Movimente a coluna para cima, contraindo o abdomem, soltando a cabeça ao expirar.
Faça este movimento quatro vezes sincronizando o movimento com a respiração.

Biladasana

Quando terminar os movimentos volte a posição inicial, checando o seu alinhamento novamente. Agora traga a perna direita a frente apoiando o pé entre as mãos...


Mantenha a mão esquerda e o pé direito firmes no chão. Na próxima inspiração eleve o braço direito e alongue-o em direção ao infinito. A cabeça acompanha o movimento. Procure abrir o peito. Permaneça estável na posição.

Parivrtta Parsvakonasana

Mantenha o alinhamento da postura anterior, apenas estendendo a perna esquerda. Permaneça em Parivrtta Parsvakonasana por alguns instantes. Faça algumas respirações profundas e conscientes observando o corpo na posição.

Corredor

Volte o braço apoiando novamente as mãos no chão. Mantenha o olhar para frente na postura do corredor. Faça algumas respirações mantendo a posição.

Adho Mukha Svanasana

Leve a perna direita alongada para trás e transmute para Adho Mukha Svanasana. Nesta posição alongue todo o seu corpo. Apoie firmemente os pés e mãos no chão. Estenda as pernas e braços. Procure colocar os ísquios para cima, contraia o abdomem e alinhe a cabeça no prolongamento natural da coluna (orelha na linha dos braços). Permaneça na posição por algumas respirações, observando o corpo na posição.

Balasana

Retorne a postura da criança, Balasana. Relaxe o corpo e pratique a auto-observação. Recomece a sequência para o outro lado. Boa prática!

Namastê.

Um comentário:

Marlei Caroli disse...

Uma delícia essa sequencia. E o cenário é de hoje? Heaven...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...