sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tapas + Ahimsa = Yoga


Yoga não é uma ciência exata, porém, esta simples equação é totalmente coerente. Tapas é um dos primeiros preceitos do Yoga que quer dizer auto esforço e disciplina; e Ahimsa é o cultivo da não violência, é respeitar a si e aos outros. Com estes dois ingredientes, agimos sempre de uma maneira sensata, pois o resultado é sempre o equilíbrio.

O Yoga nos ajuda em vários aspectos da vida. Começamos a tomar consciência disso na prática dos asanas. Sem dúvida só se tem resultado quando praticado com uma certa dedicação, quando levamos a sério o trabalho que estamos fazendo. É fazer a sua prática com empenho e esforço; porém, nunca deixando de respeitar seu corpo, fazer dentro dos seus limites. Assim, eu faço a postura com total consciência, na minha perfeição (a perfeição é totalmente pessoal, cada um tem o seu corpo e cada um está em um momento) mas nunca me agredindo e sim me respeitando. Há uma simples frase que já diz tudo: "não sou eu que tenho que me adaptar ao asana e sim o asana é que deve se adaptar a mim" . O resultado é que eu não machuco o meu corpo e só me beneficío do que o Yoga me oferece: um corpo saudável, forte e flexível. Em resumo um corpo equilibrado.

Esta equação pode ser aplicada para tudo na nossa vida. A começar pela nossa alimentação. Por exemplo, para manter o peso e não ter que se violentar privando-se de tudo que é gostoso de comer, a única possível solução é comer de uma maneira equilibrada. As pessoas gastam e se desgastam atrás de dietas mirabolantes procurando maneiras de manter e perder peso e acabam sempre frustadas pois as propostas são sempre difíceis de serem seguidas por muito tempo. Uma simples frase que meu avó médico já dizia há muito tempo: " Coma de tudo um pouco". Assim voltamos a equação do equilíbrio.

Um outro exemplo é na educação dos nosso filhos. Somos nós, pais, que temos que mostrar aos nossos filhos a importância de estudar e de aprender as coisas, mas que para ter bom resultado é preciso um esforço, prestar atenção, fazer as lições, mas sem se violentar para isso. Tem também que ter aquele momento de lazer, de assistir ao seriado na tv, ficar no Facebook, fazer esporte e principalmente ter bons momentos com os pais. Ou seja, é aplicar sempre o estado de Yoga, buscando o equilíbrio.

Na área do trabalho é onde eu, que sou professora de Yoga, vejo o que se consome de energia e desgaste. Todo mundo se queixa de dor no pescoço, nos ombros, nas costas. A grande maioria das pessoas trabalha de uma maneira exacerbada e nem se dá conta disso, achando que é normal. Mas eu acho que definitivamente não é. E falo isso porque já fui executiva e achava que era normal, até que comecei a praticar Yoga e vi que não é. Muitas vezes até era possível sair mais cedo do trabalho, mas não o fazia pois achava que tinha que cumprir o horário até o final, ainda que no dia anterior tivesse saído 10 horas da noite. Hoje eu vejo que temos que fazer o trabalho da melhor forma, claro, mas sem esse exagero que tenta nos consumir e que muitas vezes é totalmente desnecessário. Um pouco de ahimsa, de respeito consigo mesmo, é uma questão de saúde!

E por aí vai, são exemplos do dia dia que se aplicássemos mais esta simples equação seríamos mais felizes e satisfeitos em todas as áreas da vida.

Bom final de semana!

Namastê!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...