quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ahimsa, não violência. Cultura de paz no dia a dia.


Ahimsa quer dizer não violência. Himsa significa agressão, ahimsa, é não causar agressão, violência.

O Yoga tem início na total cultura de paz. O conceito de ahimsa é o alicerce da sua filosofia. A não violência é o meio para se atingir a paz. Só se encontra a paz por meio da paz.

Ahimsa é o primeiro princípio do Yoga, mesmo antes dos asanas (posturas), do pranayama (respiração) e da meditação. Podemos dizer que o Yoga começa com ahimsa, o cultivo da paz, e termina com samadhy, o êxtase da paz.

Ahimsa, não violência, é não ter pensamento, ação ou reação violenta. A não violência com pessoas, com a natureza, não agredindo a vida animal e vegetal. Ahimsa é respeito!

O Yoga nos ensina o caminho para a busca da paz. O objetivo final é desfrutar da totalidade da paz através do aquietamento da mente. Então, como podemos caminhar neste sentido se não tivermos a energia da paz dentro de nós?

A maneira de cultivar a paz é estar no momento presente, cultivando a atenção plena. Quando estamos no momento presente, ação e pensamento estão alinhados em sincronia, e dessa forma, podemos nos observar mais, prestar mais atenção no que fazemos, no que falamos e no que pensamos.

Com atenção no momento presente fica mais fácil cultivar a paz no nosso dia a dia. Comece por respeitar a si próprio. Observe mais o seu corpo e sinta o que ele necessita. Uma vida sedentária pode causar danos para sua saúde, então procure se exercitar, com atividades físicas que te dão prazer. Experimente, por exemplo, caminhada e uma prática suave de Yoga, com certeza irá trazer muitos benefícios e uma melhora na saúde. Se você já é praticante de Yoga é fundamental observar o seu corpo e respeitar os seus limites durante a prática. Nunca ultrapasse os limites, assim, você não irá causar nenhum dano ao seu corpo.

Comece a observar melhor o que você come, não se agrida com alimentos gordurosos e processados. Cultive ahimsa ingerindo alimentos naturais, saudáveis. Lembre-se que comer demais ou pouco também pode ser um ato violento ao seu corpo.

Observe também os seus pensamentos e suas palavras. Nossos pensamentos `as vezes podem ser cruéis e isso é pensamento negativo. O que falamos também têm um grande poder e pode machucar ou prejudicar alguém. Pensamentos negativos e palavras agressivas acabam violentando mais a nós mesmos. Quando não atacamos, quando não pensamos mal de ninguém, nos distanciamos destes sentimentos e automaticamente nos purificamos, entramos na energia da paz. Pensamento positivo é o caminho para a paz.

Observe suas ações e reações, e lembre-se sempre daquele velho ditado "gentileza gera gentileza". Esta é a lei do karma de que toda ação gera uma reação. Trate bem as pessoas `a sua volta, assim como você gostaria de ser tratado. Cultive a paz em pequenos gestos, seja gentil sempre!

Cultive a paz respeitando a natureza. Respeite os animais, eles são seres puros, eles vivem na paz. Os animais são sábios, aprenda a cultivar a paz com eles! Respeite o mundo vegetal maravilhoso das plantas, plante e preserve!

O que mais o mundo precisa hoje para encontrar a paz é cultivar a não violência nas relações humanas e nas relações com a natureza!

Termino este texto com algumas frases inspiradoras de Mahatma Gandhi, um exemplo de homem pacifista da humanidade. Libertou a Índia e mudou o mundo com ahimsa, não violência.

"A humanidade não pode liberar-se da violência mais do que por meio da não violência."

"O que se obtém com violência, somente se pode manter com violência."

"De modo suave você pode sacudir o mundo."

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho."

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."

"Saúde é impossível sem um controle rigoroso da gula."

"Cada dia a natureza produz o suficiente para as nossas necessidades. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados."

"A não violência absoluta é a ausência absoluta de danos provocados a todo o ser vivo. A não violência, na sua forma ativa, é uma boa disposição para tudo que vive. É o amor na sua perfeição."

Om
Shanti, shanti, shanti!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Estar no momento presente é cultivar atenção plena.


Atenção plena é originalmente um conceito budista considerado a sétima etapa do caminho óctuplo proposto por Buda. E nas palavras de Thich Nhat Hanh, monge budista vietnamita, é a energia que nos traz de volta ao momento presente. Este ensinamento budista permeia também toda a filosofia do Yoga.

A vida acontece aqui e agora. O passado já aconteceu, do futuro não temos o menor controle, então por que não focamos o momento presente?

Comece por observar seus pensamentos, você se dará conta que grande parte do nosso pensar é totalmente desnecessário. A ação e o pensamento não estão alinhados. Na maioria das vezes fazemos as coisas enquanto estamos pensando em outras. Basta ver exemplos rotineiros do nosso dia a dia. Saímos dirigindo e não nos lembramos do trajeto até o destino. Tomamos banho e nos perguntamos se já passamos condicionador no cabelo, estamos com o pensamento longe menos no nosso banho. Vamos ao supermercado para comprar um determinado produto, nos distraímos comprando outras coisas e chegamos em casa sem o que de fato precisávamos.

Quando sentimos o corpo, ele está tensionado. Olhamos para o nosso rosto e a expressão é dura. E a respiração é um reflexo deste estado - acelerada, curta e totalmente desritmada.

Nossa cabeça pode ser comparada a um rádio em funcionamento 24 horas por dia e que não temos a capacidade de desligá-lo. Estamos num estado de permanente preocupação e tensão. Esta situação de ansiedade, doença dos tempos de hoje, se origina basicamente na incapacidade de vivenciar o momento presente.

Então, como estar no momento presente e cultivar a atenção plena? Buscando formas para manter a atenção aqui e agora durante todo o dia.

Assim, logo pela manhã, comece por observar o seu corpo. Tome consciência, reconhecendo cada parte dele, dos pés `a cabeça. Observe as sensações do corpo, mas sem nenhum julgamento ou crítica. Agradeça por ter este corpo que te dá a oportunidade de viver e explorar o mundo através dos seus sentidos. Ao longo do dia, comece a prestar atenção `as posições e movimentos do corpo. Quando se senta, quando está de pé, quando caminha. Procure relaxar os ombros, pescoço e principalmente a musculatura do rosto, suavizando a expressão. Deixe o corpo mais solto, descontraído e os movimentos serão mais leves e harmoniosos.

Observe seus pensamentos, perceba se estão vinculados `a ação do momento. Coloque atenção nos atos do cotidiano, não os faça mecanicamente. Por exemplo, quando estiver no banho explore as sensações que este momento proporciona. Sinta a água percorrendo o corpo, a sua temperatura, o toque da sua mão. Quando estiver se alimentando, preste mais atenção no sabor dos alimentos, desfrute e conecte-se com este momento. Provavelmente você irá comer mais devagar e uma quantidade menor. Quando estiver fazendo o trajeto casa/trabalho, trabalho/casa, observe melhor as ruas, as lojas, as árvores, e experimente caminhos alternativos, algo que te motive a estar atento ao aqui e agora.

Porém, a "chave mestra" para se manter no momento presente é a concentração na respiração. Quando nos concentramos na respiração, estamos unindo corpo e mente, e naturalmente entrando num estado de equilíbrio.

A respiração consciente, é a respiração ampla, tranquila, suave e fluida, que nos ajuda a deixar de lado as tristezas do passado e as ansiedades futuras, o que facilita entrarmos em contato com o momento presente.

Atenção plena consiste em lembrar-se constantemente de voltar ao momento presente e viver intensamente o que a vida oferece.

A prática do Yoga é um exercício de cultivo da atenção plena. No Yoga estamos constantemente observando tudo o que acontece com o corpo, com a respiração e com a mente. Yoga é a união do corpo, da mente e do espírito no momento presente.

Namastê!
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