domingo, 18 de setembro de 2011

Meditação em movimento.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

É possível meditar em movimento. Achamos que meditar é estar sentado na postura de lótus e ficar imóvel por um longo tempo em total abstração. É possível meditar de várias maneiras, inclusive em movimento.

Como definir meditação? Podemos dizer que Yoga é meditação e meditação é Yoga. Meditação, segundo os Yoga Sutras de Patanjali, é a paralização dos movimentos da mente. Meditar é aquietar a mente, diminuir o fluxo de pensamentos e deixar a mente mais quieta, num estado de tranquilidade e paz. Estar com a mente neste estado é não estar nem no passado e nem no futuro, o que deixa a mente agitada e ansiosa. Para meditar é preciso estar com a mente no momento presente.

Meditar é estar no momento presente com o foco da atenção em um ponto. Podemos meditar com foco em um mantra, em uma imagem, na respiração e etc. Para meditar em movimento devemos nos concentrar no movimento da respiração e do corpo; deixando a respiração conduzir o movimento do corpo.

Esta sequência tem início em Tadasana, postura da montanha. A respiração durante a prática é a respiração completa do Yoga, Prana Krya. Para detalhes de alinhamento clique em Tadasana. Sobre a respiração completa, clique Prana Krya.

Harmonize-se com os elementos da natureza. Sinta o espaço que o corpo ocupa... sinta o ar tocando o corpo quando se movimenta.... o calor que o movimento proporciona... sinta a presença do elemento fogo no corpo.... faça os movimentos bem fluidos assim como a água que desliza suavemente... sinta a estabilidade do elemento terra deixando os pés firmes no chão. Deixe o movimento fluir como uma dança da natureza.

Concentre-se em você, esteja presente e respeite o seu limite. Vamos lá!

Alinhe o corpo em Tadasana, com a as mãos em Anjali Mudra. Observe o corpo e a respiração.

Em Tadasana deixe os braços ao longo do corpo.

Inspire elevando os braços...

Expire descendo os braços...

Inspire elevando os braços...

Expire descendo os braços...

Inspire elevando o braço esquerdo...

Expire alongando a lateral esquerda...

Inspire elevando o braço direito...

Expire alongando a lateral direita...

Retorne em Tadasana.

Inspire alongando os braços para cima com os dedos das mãos entrelaçados...

Expire torcendo o corpo para o lado direito...

Inspire e retorne ao centro...

Expire e torca para o lado esquerdo...

Retorne em Tadasana.

Inspire elevando os braços na altura dos ombros...

Expire e torça para o lado direito...

O mesmo para o lado esquerdo...

Retorne em Tadasana. Faça a série por 3 vezes e ao final observe o corpo e a respiração.

Namastê!

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