domingo, 9 de outubro de 2011

Chakras, Kundalini e a Natureza.


O Yoga está sempre trabalhando com a energia. Ora ativando, direcionando, concentrando, buscando sempre o seu equilíbrio. Para entendermos mais profundamente esta energia do Yoga, falar um pouco sobre Chakras e Kundalini nos abre um caminho maior para a compreensão de nós mesmos e da nossa integração com a energia da Natureza.

Quando nos referimos aos Chakras e a Kundalini estamos falando desta energia do Yoga. Chakras significa rodas de energia que se movem em círculos. Para ativarmos os Chakras é necessário muito mais energia do que aquela que mantêm o nosso corpo físico com as funções vitais, é avançar mais. Os Chakras são partes de uma energia superior que vai além da energia do plano do corpo físico. Os Chakras dizem respeito ao nosso corpo de energia ou corpo sutil.

O corpo sutil é o nosso corpo energético, é aquela energia que nos mantêm vivos, que chamamos de prana, ou energia vital. Sentimos a energia do prana no corpo quando há aquela vibração que vem de dentro para fora que nos faz sentir com vitalidade. O prana tem origem na natureza.

Para que a energia dos Chakras comecem a se mover é preciso a Kundalini. É preciso prana para despertar a Kundalini. Kundalini é o prana na sua essência. Kundalini é energia potencial adormecida em nós, e que quando despertada revela a possibilidade de um encontro com a consciência. Diz-se que Yoga num sentido mais profundo é acordar a Kundalini.

Despertar a Kundalini é abrir um caminho de união, de integração com as forças do Universo, que se manifestam na Natureza e consequentemente em nós, que somos partes da Natureza. Podemos perceber que não se trata de força física, e nem da ação do nosso ego. Para despertá-la é preciso se aquietar, manter a mente focada, sem as emoções do ego, para que a energia Kundalini possa se concentrar.

Despertar a Kundalini é direcionar esta energia concentrada ou prana (energia vital) ao longo de um canal central, chamado sushuma, ao longo da coluna vertebral. A intenção é fazer com que a Kundalini que está concentrada no primeiro chakra, localizado na base da coluna, percorra sushuma, canal ao longo da coluna, ative todos os Chakras, e alcance o último e sétimo Chakra, localizado no topo da cabeça; promovendo assim este encontro com a consciência, com esta força maior, com o Divino, com a Mãe Natureza. Podemos dar vários nomes para exprimir esta conexão maior, não há um nome específico, cada um chama do jeito que achar mais natural, que faça mais sentido.

Despertar a Kundalini e ativar os 7 chakras é o objetivo do Hatha Yoga.

Os Chakras estão intimamente ligados aos elementos da Natureza.

A Natureza é energia.

A energia da Natureza é infinita.

Isto é Yoga.

5 comentários:

Renata disse...

como sempre vc escreve com muita clareza e me ajuda a desfrutar melhor minha pratica.
mas tenho uma duvida- muitas vezes escuto em aulas: " "Inale prana " - sei q a ideia é " alimentar" nossas cels com esta energia que me parece estar em todo universo. Nåo fiquei mto feliz com o conceito de q Kundalini é prana na pp essencia (ja eh tao difcil despertar Kundalini...)
Parece q o coitado do prana ficou empacotado na sua morada chamada Kundalini!! Posso ter o conceito de q na verdade éum prana de dentro p fora? E existe o de fora p dentro tb,right?!bjjsss Rê

Sylvia Freire disse...

Prana, energia vital, é o que nos mantêm vivos, é o que movimenta a Natureza, por isso tb chamado de Prana Shakti. "Prana is everywhere". Captamos prana no que comemos, no que bebemos e através da respiração.
Quando direcionamos e concentramos prana com intenção, com a mente focada, através dos asanas, pranayama ou meditação, ele se potencializa e aí estamos nos referindo não ao corpo físico mas ao corpo de energia ou sutil.
Essa energia concentrada se torna cada vez mais pura e poderosa despertando a Kundalini e assim ativando não só os 7 principais chakras, mas todos os pontos de energia do corpo que se conectam através dos "nadis" ou canais.
O prana não está empacotado na Kundalini e não é coitado não, ele é energia essencial! Prana é vibração! de dentro para fora e de fora para dentro, é energia em movimento.
A intenção é nos harmonizarmos com a energia da Natureza e consequentemente com as forças do Universo. Beijo para vc Renata.

Renata disse...

Tkss Silvia -entendendo bem fica tudo mais fácil!
Que tal para uma proxima abordar um pouco de todos os significados de Shakti? bjjs Renata

Lulitas disse...

Obrigada pela excelente explicação.
Aproveitando gostaria de saber o nome da escola que vc dá aulas de yoga por favor.
Obrigada!

Sylvia Freire disse...

Obrigada pelas palavras! No momento estou dando aulas particulares e em grupos. Att. Sylvia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...