segunda-feira, 16 de abril de 2012

Nadis. Os canais de energia da Hatha Yoga.


A Hatha Yoga se baseia no princípio de harmonia e equilíbrio das energias positiva e negativa. E quando falamos de energia, nos referimos a uma energia superior que vai além do corpo físico, a do corpo sutil ou corpo de energia. Os nadis dizem respeito ao corpo sutil. Nadi quer dizer "flow", fluxo de energia. É no nosso corpo sutil que essas energias fluem por inúmeros canais, ou nadis na linguagem do Yoga. Para visualizarmos melhor como isso funciona, imagine que os nadis são como cabos de eletricidade que permitem que a energia seja conduzida e que circule por todo o corpo. De acordo com os textos de Hatha Yoga, o corpo sutil é formado por 72 mil nadis.

Existem três principais nadis: Ida, Píngala e Sushumna.

Ida representa a energia negativa, lunar, feminina. Píngala representa a energia positiva, solar, masculina. Ida e Píngala tem sua origem na base da coluna, no Muladhara chakra, e correm num movimento de espiral ascendente ao longo do canal central, Sushumna, se unem no Ajna chakra, região do terceiro olho, e terminam nas narinas esquerda e direita. Ida é a narina esquerda e Píngala é a narina direita.

Sushumna é considerado o nadi mais importante, representa a energia neutra e é através dele que a energia espiritual flui. Sushumna é o canal central, localizado ao longo da coluna vertebral. Para que Sushumna seja ativado é preciso despertar a Kundalini. Kundalini, também chamada de prana shakti, é a energia pura e essencial que está adormecida no chakra da raiz, Muladhara (localizado na base da coluna), e que quando acordada percorre Sushumna, ativa e controla o funcionamento dos chakras, e tem como destino final o chakra da coroa, Sahasrara (localizado no topo da cabeça). Quando a Kundalini percorre Sushumna e chega no chakra Sahasrara atingimos estados profundos de consciência.

Quando a Kundalini se estabelece no Sahasrara chakra há o estado de união, de Yoga. Yoga é a união com Shiva (consciência) e Shakti (energia).

Para se atingir este estado de Yoga, os textos de Hatha Yoga prescrevem a prática de asanas (posturas), de pranayama (respiração), Kryas (procedimentos de limpeza interna do corpo) e meditação.

Isto é Yoga.

Referências bibliográficas: 1- FRAWLEY, D. Yoga e Ayurveda. United States of America: Parvati marcus, 1999. 2- MUKTIBODHANANDA, Swami. Hatha Yoga Pradipika. Yoga Publications Trust Reprinted, 2006.

Um comentário:

Adilson Rocha disse...

Seus movimentos transmitem Energia Vital, Leveza, Sutileza, Beleza, Pureza,
Afeto, Delicadeza, Precisão, Personalidade, Grandeza, Conhecimento, Força, e transmitido com uma Energia Universal indestrutível que se chama... AMOR
Um beijo carinhoso no seu Iluminado Espírito e no seu lindo Coração...
Atenciosamente,
Adilson Rocha
Terapeuta Holístico em Energização e Equilíbrio Vibracional

adilson09@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...