terça-feira, 17 de abril de 2012

Pesquisa sobre efeitos da prática de Yoga.

Neste último domingo, 15/04, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria sobre uma pesquisa conduzida pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre os efeitos neuropsicológicos da prática do Yoga.

Achei bastante interessante este estudo pois cada vez mais os efeitos da prática estão sendo comprovados cientificamente e mais ainda, trata-se de um estudo realizado no Brasil e publicado na revista científica Consciousness and Cognition.

O estudo foi realizado com um grupo de 17 soldados do Exército de Natal que praticavam Yoga por uma hora, duas vezes por semana, por um semestre; e um outro grupo de 19 soldados que não participava das aulas praticando somente atividade física, que serviu como grupo de controle para que houvesse comparação.

Os grupos foram avaliados no início e ao final do estudo e foram aplicados testes de memória e formulários para avaliar o nível de estresse e outras condições psicológicas. O resultado foi bastante curioso, apontando uma melhora de 20% na memória de longo prazo e diminuição no nível de estresse naqueles que praticaram Yoga. O cortisol, hormônio do estresse, presente na saliva diminuiu 50%.

Na minha opinião, podemos considerar que estes benefícios muito provavelmente se dão pelo estado de relaxamento, concentração e aquietamento que o Yoga proporciona.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...