segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Kriya Yoga de Patanjali



tapas svadhyaya isvara pranidhana kriya yoga (sutra 2.1)

Este é o primeiro verso ou sutra, do segundo capítulo, chamado Sadhana Pada, do Yoga Sutra de Patanjali. O Yoga Sutra é um tratado sobre filosofia da Yoga.  Patanjali é considerado o pai da Yoga; e neste segundo capítulo nos ensina como praticar o Yoga

Sadhana quer dizer praticar, realizar, e esta prática não se refere a simples repetição mecânica do Yoga ou fazer um mero exercício, mas sim uma jornada, um caminho rumo a sabedoria. Na sadhana, como parte deste processo há sempre reflexão, que faz a gente pensar sobre estes ensinamentos e aos poucos incorporá-los na nossa vida.

Este primeiro verso, sutra, nos diz que a prática intensa (tapas), o auto-estudo (svadhyaya) e a entrega nas mãos de Deus constituem kriya yoga. Yoga quer dizer união, e kriya é ação consciente, de auto purificação. 

Tapas é ter diciplina, disposicão para a praticar Yoga. `As vezes estamos com corpomente cansados devido `as pressões do dia a dia e devemos sempre respeitar os nossos limites, mas com tapas mantemos a nossa prática intensa e constante.

Svadhyaya é estar sempre se auto observando. Observar o corpo quando pratica os asanas, que são as posturas do Yoga, observar a respiração, observar o seu comportamento e  também a psicodinâmica da sua mente. O auto-estudo faz a gente se conhecer melhor, enxergar as nossas dificuldades e virtudes nos trazendo com o tempo mais auto domínio e consequentemente mais tranquilidade.

Isvara Pranidhana é fazer tudo da melhor forma e entregar nas mãos de Deus. É acreditar nesta força maior, é o espírito de devoção.

Como vemos, o Yoga de Patanjali é um caminho triplo. Para alcançarmos este estado de união, de Yoga, onde nos sentimos integrados e em paz conosco e com o mundo, o caminho é praticar sempre, com disposição, ter força de vontade, e neste processo ir se conhecendo cada vez mais, dar o melhor e entregar as suas ações nas mãos de Deus.  

Reflita sobre estes conceitos e procure aplicá-los em várias áreas da sua vida. Isto é Yoga. 

Namastê.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...